domingo, novembro 20, 2005

O Equilíbrio Ecológico



Aumento da variabilidade genética e consequentemente da biodiversidade.
O equilíbrio ecológico depende do intercâmbio – flor versus abelha a tal ponto que se estes insectos se extinguissem o nosso planeta tornar-se-ia irreconhecível. O manto vegetal entomófilo desapareceria e o planeta azul transformar-se-ia num deserto gigantesco.
Infelizmente a polinização é a faceta menos conhecida desta simbiose, em que são beneficiados os dois intervenientes – abelha e planta – assim como toda a humanidade e todo o equilíbrio ambiental.

6 comentários:

Fátima Silva disse...

Helena,
parabéns pelo teu blog.
Acho a temática que exploraste muito interessante e de certo nos vai fornecer muitos conhecimentos.
Uma questão que gostava de esclarecer era se as abelhas são atraíadas por determinadas flores ou por qualquer uma?

Muitos beijinhos e felicidades para o teu blog que nasce diferente e em força.

Desambientado disse...

A polonização é muito interessante, mas o que mais me prendeu a atenção neste post foi de que até as flores comuns das couves, podem ser bonitas. Tudo depende da perspectiva.

Eco-Escolas disse...

Obrigada Fátima. Já deixei um comentário no teu blog assim com a resposta à tua questão. Todavia, deixo-a aqui também para que todos fiquem esclarecidos. As abelhas quando visitam uma flor procuram néctar e pólen que são a base da sua alimentação. Todas as plantas que possuam estes dois componentes são potencialmente atractivas para elas.
No entanto, a cor amarela exerce de facto uma atracção forte sobre os insectos. Já viste alguma armadilha para escaravelhos? De que cor é?
Espero ter sido clara.

Eco-Escolas disse...

De facto as flores das crucíferas são excepcionalmente bonitas nem que seja para alguns insectos nomeadamente as abelhas e alguns abelhões solitários que as visitam de vez em quando. E são bonitas porque têm aquilo que é procurado: o néctar e o pólen. Algumas também são amarelas, como é o caso da fotografia, o que as torna mais atractivas. No entanto, segundo a sabedoria popular, as brancas é que perpetuam a espécie (?).

Eco-Escolas disse...

Olá Cristina
Em primeiro lugar obrigado pelo comentário.
A coloração depende de vários factores sendo um deles de facto a origem floral. Normalmente o mel obtido dos néctares da flor dos citrinos tem características muito peculiares nomeadamente no que concerne à cor, aroma e sabor. A côr é normalmente clara (estamos a falar de um mel monofloral) e o aroma e sabor são excepcionais mas difíceis de definir. Infelizmente aqui nos Açores dificilmente poderemos obter um mel monofloral de flor de laranjeira dada a pequena dimensão dos nossos pomares. As abelhas podem voar num raio de 4 a 6 Km.
Espero ter respondido à tua questão.

Anónimo disse...

Olá eu gostaria de entender porque com aplicação de veneno para matar pugoes em laranjeiras a produção de laranja cai,e a produção das abelhas continua a mesma?
Obrigada.