segunda-feira, novembro 21, 2005

Flora



A Borragem (Borago officinalis) é uma planta medicinal rica em potássio. É originária da região do Mediterrâneo e Ásia Menor sendo utilizada tanto na culinária como na fitoterapia. Na medicina tradicional tem um efeito diurético e anti-inflamatório. As flores desta planta funcionam como um "íman" para as abelhas provavelmente pela sua riqueza em néctar.
Experimentem a atirar uma semente de borragem para um vaso - esperem que esta germine e cresça - e verifiquem num dia ensolarado se de facto a planta não ficará rodeada por estes maravilhosos insectos.

4 comentários:

Fátima Silva disse...

Helena,nem calculava que as flores de borragem exercessem tal poder de atracção nas abelhas, sei apenas, que existem plantas mais atractivas do que outras para estas obreiras da natureza.

É sempre um prazer visitar o teu blog e ler as histórias que nos contas sobre as especificidades do mundo vegetal.

Desambientado disse...

É só para dar um cunho mais regionalista à questão.
Esta planta existe nas Flores, Faial, Pico, São Jorge, Terceira, São Miguel e Santa Maria. Crê-se que tenha sido introduzida.
Será que se a encontra a céu aberto?

Eco-Escolas disse...

Não sei bem o que quer dizer com "cèu aberto" mas presumo que se refira se é ou não uma espécie expontânea ou cultivada (sob-coberto ou não. Segundo Ruy Palhinha (1996) a planta foi observada nas Ilhas Terceira e Faial, existindo também na Madeira, Continente Português Europa Central e obviamente zona Mediterrânica. É uma planta espontânea que germina com muita facilidade e não exige solos com grande riqueza mineral. Poderá encontrá-la com alguma facilidade na estrada que liga o Reguinho à Ribeirinha. Existe em muitos outros sítios mas agora não me recordo. A fotografia fou tirada na zona do Paúl da Praia da Vitória perto dos depósitos de combustível.

Desambientado disse...

Era mesmo essa resposta que pretendia.

Obrigado