quinta-feira, novembro 17, 2005

Polinização

A polinização consiste no transporte de pólen desde as anteras até ao estigma de uma flor. As plantas destinadas à produção de frutos e sementes devem ser polinizadas, ou seja, as flores destas plantas devem receber pólen em quantidade suficiente para se transformarem em frutos e estes por sua vez produzirem sementes. Em determinadas espécies a polinização pode ser directa, isto é, a transferência de pólen faz-se para o estigma da mesma flor. Todavia, a maior parte das espécies vegetais necessitam de polinização cruzada, ou seja, da transferência de pólen de uma flor para outra, na mesma planta ou em plantas diferentes da mesma espécie. Para que a polinização ocorra, nas espécies que necessitam de polinização cruzada, é necessário que o pólen seja transportado geralmente ou pelo vento - polinização anemófila - ou pelos insectos - polinização entomófila.

3 comentários:

Steffany disse...

Support the EFF
I've been proud to be a member of the Electronic Frontier Foundation for a few years, because I think they do important work that helps benefit all of us who value free expression online.
Find out how to buy and sell anything, like things related to quality assurance highway construction on interest free credit and pay back whenever you want! Exchange FREE ads on any topic, like quality assurance highway construction!

tratado de botânica disse...

Ola Helena.

Parabens pelo seu site. Eu tambem me debruco sobre a polinização, mas enfim, de uma maneira talvez mais amadora (o que nao significa que a sua nao seja apaixonada tambem!) venha visitar-me
a

tratadodebotanica.blogsopot.com

Mário disse...

Ora ai esta a verdadeira operaria do pólen, sem ela estaríamos tramados, é sem duvida o mais espectacular dos insectos, é tão desprezado por uns como louvado por outros, sem falar dos que a ignoram, mas é por ela e com ela que vivemos.