A Borragem (Borago officinalis) é uma planta medicinal rica em potássio. É originária da região do Mediterrâneo e Ásia Menor sendo utilizada tanto na culinária como na fitoterapia. Na medicina tradicional tem um efeito diurético e anti-inflamatório. As flores desta planta funcionam como um "íman" para as abelhas provavelmente pela sua riqueza em néctar.
Experimentem a atirar uma semente de borragem para um vaso - esperem que esta germine e cresça - e verifiquem num dia ensolarado se de facto a planta não ficará rodeada por estes maravilhosos insectos.
4 comentários:
Helena,nem calculava que as flores de borragem exercessem tal poder de atracção nas abelhas, sei apenas, que existem plantas mais atractivas do que outras para estas obreiras da natureza.
É sempre um prazer visitar o teu blog e ler as histórias que nos contas sobre as especificidades do mundo vegetal.
É só para dar um cunho mais regionalista à questão.
Esta planta existe nas Flores, Faial, Pico, São Jorge, Terceira, São Miguel e Santa Maria. Crê-se que tenha sido introduzida.
Será que se a encontra a céu aberto?
Não sei bem o que quer dizer com "cèu aberto" mas presumo que se refira se é ou não uma espécie expontânea ou cultivada (sob-coberto ou não. Segundo Ruy Palhinha (1996) a planta foi observada nas Ilhas Terceira e Faial, existindo também na Madeira, Continente Português Europa Central e obviamente zona Mediterrânica. É uma planta espontânea que germina com muita facilidade e não exige solos com grande riqueza mineral. Poderá encontrá-la com alguma facilidade na estrada que liga o Reguinho à Ribeirinha. Existe em muitos outros sítios mas agora não me recordo. A fotografia fou tirada na zona do Paúl da Praia da Vitória perto dos depósitos de combustível.
Era mesmo essa resposta que pretendia.
Obrigado
Enviar um comentário